segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dica da Fer


Boa tarde! A dica de hoje está relacionada à minha profissão!
Pois para quem ainda não sabe sou nutricionista e apaixonada por gastronomia. Assim, trago como dica para o lanche da tarde: Iogurte desnatado com gergelim e hortelã, e banana desidratada sem açúcar!


                                                      
Essa combinação proporcionará à você o acesso aos seguintes nutrientes: Cálcio, Ferro, Magnésio, Zinco, Vitaminas: (A, B1, B2, C e E), fibras e muito sabor!

A vitamina C - presente na hortelã - é um antioxidante poderoso e ajuda a sintetizar o colágeno. A vitamina A faz bem para a pele, os cabelos e os ossos. O cálcio - presente tanto na hortelã quanto no iogurte e gergelim - atua na formação de ossos e dentes, e o ferro faz bem para o sangue.

O gergelim é uma planta oleaginosa. Entre as gorduras do gergelim encontra-se a lecitina, que é um fosfolípido, que desempenha uma importante função no nosso organismo. É componente essencial do tecido nervoso, e também se encontra no sangue, no sémen e na bílis; e intervém na função das glândulas sexuais.

A lecitina é um poderoso emulsionante, que facilita a dissolução das gorduras em meio aquoso. Uma das suas funções no sangue consiste em manter dissolvidos os lípidos em geral, e especialmente o colesterol, evitando assim que se deposite nas paredes das artérias (arteriosclerose). Também ajuda no controle de problemas relacionados ao sistema nervoso como: o  esgotamento  mental; stress; perda de memória; melancolia, depressão nervosa; irritabilidade ou desequilíbrio nervoso; e insônia. É um excelente complemento nutritivo para quem esteja submetido a uma grande actividade mental ou intelectual e deseje manter um bom rendimento.

                                                                     

                                                                Experimente novos sabores!...
                                                                                                     
                                                                                                        *Fer  Ortiz
 



4 comentários:

  1. Hum... Banana seca é muito bom, adorei a dica de alimentação... mas as duas folhinhas de hortelã são suficientes para suprir a nossa necessidade de Vitamina C?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Vinicius!
      Com certeza não! Contudo, trago como proposta apenas uma - lanche da tarde, das 6 refeições diária "esperadas".
      Deste modo, podemos também ter acesso a quantidade de Vitamina C necessária através das outras refeições.
      Exemplos: Suco de goiaba; Salada temperada com limão; Frutas (Laranja, acerola, caju,...), entre outros!

      Complemento da dica: Devemos planejar com carinho, dedicação e equilíbrio o que iremos consumir...

      Nutra-se de bons momentos!

      *Fer Ortiz

      Excluir
    2. Não sei se entendi, mas pelo que você ensinou as composições de vitaminas e minerais devem estar presentes nas mais diversas refeições... de modo que no fim da última refeição a soma dos nutrientes deve atingir o ideal diário...
      Xi... estou perdido. Certamente devo ter hábitos alimentares desequilibrados, a começar pela quantidade de "refeições diária 'esperadas'."
      Não consigo me habituar a este adequado sistema de seis refeições, pois sinto que o meu corpo melhor se adequa a 4 refeições diárias...
      Quatro refeições diárias podem ser consideradas adequadas sobre alguma perspectiva ou obrigatoriamente as pessoas devem adotar 6 refeições?

      Excluir
  2. MUITO BOM...VOU FAZER UM DIA..

    ResponderExcluir