quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Urca, RJ




Protegida pelo Forte Militar, essa área que abrange a Urca é marcada pela história de escolas militares e de uso civil. 
Margeado pela Baía de Guanabara, abrange a área do morro do Pão de Açúcar, e seus arredores. Na verdade, na linha de continuidade das praias, o bairro da Urca, vem depois de Copacabana, Leme e o morro do Pão de Açúcar, e é seguido de Botafogo.





Vale dizer que a tranquilidade do bairro atrai várias personalidades que escolheram a Urca para viver, é comum passear pelo bairro ou ir à missa numa simples igrejinha aos domingos e encontrar com algumas celebridades, como  por exemplo Roberto Carlos, que mora lá no bairro.


Um breve histórico:

A Urca é um bairro bem pequenininho na zona sul do Rio de Janeiro praticamente residencial e quase não tem construções altas. Está entre um dos mais antigos povoamentos que surgiram bem no início da colonização da cidade, inicialmente chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro. Naturalmente, o bairro sofreu várias modificações, passando de várzea, onde as embarcações se atracavam através da Baía, até chegar como está hoje, como um bairro que se desenvolveu sobre um aterro.
Podemos encontrar alguns escritórios, agências de publicidade/tv, bares, pequenos comércios, e construções históricas misturadas às residências. Vale citar como prédio histórico o famoso Cassino da Urca, que foi sede da tvTupi por muitos anos, hoje, infelizmente está se deteriorando. Existe um projeto do Instituto Europeu de Design, o IED, que fez um acordo com a prefeitura para ocupar este prédio durante 50 anos a partir de 2006, mas por enquanto está parado.
É considerado um bairro tradicionalista e nobre e é tão tranquilo que passa a sensação de estarmos numa cidadezinha do interior totalmente distante daquela correria de cidade grande. Por se localizar num cantinho reservado aos pés dos morros, é mais visitado por moradores do Rio do que por turistas como em outros pontos da cidade. Também por este motivo, pude conhecer o bairro e o bar Urca, estava acompanhada de uma “carioca de criaçãominha tia, que pôde me levar em diversos lugares que os moradores da cidade costumam visitar
sim a gente tem o privilégio de cair nuns cantinhos tradicionais da gema"!!

Um comentário: