quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Detoxificação!!!

Pós carnaval é momento de “detoxificação”!!! Tendo como significado: Qualquer processo para a eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, que ocorre em todas as células do corpo, mas principalmente nas do fígado e do intestino. As principais vias de eliminação das toxinas são pela urina, fezes e suor.
As toxinas acumuladas no nosso corpo estão presentes nos alimentos, no ar, na água e no ambiente em que vivemos. Estas toxinas podem gerar danos ao organismo de maneira cumulativa, podendo alterar nosso processo metabólico normal.
Os sintomas de saúde associados à intoxicação são: dores de cabeça, fadiga, dores musculares, indigestão, tremores, constipação, anemia, tonturas e até mesmo depressão.
Para contornar essa situação deve-se seguir o processo de detoxificação, o qual se baseia em:
I- Remover da alimentação diária alimentos e bebidas que comumente contêm toxinas e alérgenos alimentares como: peixes contaminados, glúten, álcool, leite de vaca, carne vermelha, açúcar e  amendoim.
II- Prover: uma dieta alimentar que supra as necessidades básicas de cada indivíduo. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, o jejum não é indicado, pois neste estado o organismo libera corpos cetônicos, dando ainda mais trabalho ao fígado. Também é importante oferecer aminoácidos e vitaminas essenciais para garantir o bom funcionamento deste órgão.
III- Hidratação: é extremamente importante para promover a eliminação dos produtos biotransformados, possibilitando a eliminação mais eficiente dos compostos tóxicos que se tornam hidrossolúveis.
Obs: A implementação da dieta detoxificante deve ser feita de maneira progressiva, e tem duração média de 3 a 4 semanas, e com acompanhamento nutricional.


Segue uma receita de um Suco detoxificante:

    Ingredientes
. Chá Verde ou Preto - (1 copo de 200mL)
. Limão - (1/2 unidade)
. Maçã - (1/2 unidade)
. Couve (de preferência orgânica) - (1 folha média)
. Hortelã - (20 folhas)
. Linhaça - (1 colher de sobremesa - 10g)
. Uva Itália sem sementes - (10 unidades)
. Mel - (1 colher de sopa)
. Gelo a vontade

Modo de Preparo: Higienizar as frutas, a couve e a hortelã. Bater todos os ingredientes no liquidificador. E pronto! Delicia-se...



                          
















A vitamina C presente no suco exerce o papel de antioxidante, o qual diminui o risco de diversas doenças e o envelhecimento precoce, pois eles reduzem a ação dos radicais livres no organismo. A hortelã além de refrescante e saborosa tem propriedades facilitadoras da digestão. A linhaça auxilia no controle da glicose no sangue, redução do “colesterol ruim” (LDL) e no fortalecimento do sistema imunológico.
 Fica a dica! e Nutra-se de bons momentos... Fer


Nenhum comentário:

Postar um comentário