segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Falando de Arte

Conhecido muitas vezes pela estrutura formal das bandeirinhas Alfredo Volpi é um artista brasileiro com identidade artística notória.
No trabalho "Xadrez Branco e Vermelho" o artista propõe um jogo de cores, como um próprio tabuleiro de xadrez, intercalando quadrados brancos e vermelhos envoltos dessa mesma cor.
A padronagem da pintura é seccionada nos dois extremos, partindo dos vértices do lado superior direito e do lado inferior esquerdo, até seus extremos e invadindo a diagonal de mais dois quadrados formando figuras em "L". Essas figuras, "L", por sua vez trazem movimento ao trabalho como se estivessem encaixando entre si.
Rompendo a monotonia, ou regularidade na pintura o artista "quebra" a seriação de quadrados propondo uma nova padronagem, sem perder a essência de seu xadrez, permitindo portanto movimento ao rígido padrão.
Segundo Volpi, ele resolvia seus trabalhos com linha, forma e cor, declaração esta que nos deixa claro sua relação pura com a pintura. Construir composições complexas são admiráveis, e o que mais me encanta é como um artista, assim como Alfredo Volpi consegue traduzir do emaranhado subjetivo criativo uma obra de arte que contemple a complexidade no sentido conceitual do trabalho, mas que visualmente é tão transparente e claro para nossa assimilação.
Diante da complexidade do simples, me apaixono ainda mais em seu trabalho, pois a partir dos elementos mais puros da visualidade Volpi constrói complexas e infinitas padronagens que nos encanta por sua singeleza de ser simplesmente o que são: linha, forma e cor!!!  

Alfredo Volpi, Xadrez Branco e Vermelho, óleo sobre tela, 54 x 100 cm, déc. 1950.


Bjos Fabi

Nenhum comentário:

Postar um comentário