quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ta na hora do CHÁ

Chá x Infusões de frutas e ervas

Os chás são infusões resultantes da folha camellia sinensis (chá preto, verde, oolong e branco). A diferença entre esses chás é o processamento da folha:
- Chá Preto: a folha (camellia sinensis) sofre fermentação completa;
- Chá Oolong: a folha é semi fermentada;
- Chá Verde e Branco: a folha não é fermentada;

Sendo assim, somente essas quatro bebidas citadas acima, podem ser classificadas como chás. No Brasil, chamamos erroneamente qualquer infusão de frutas e ervas de chá.

As infusões e chás têm padrões de qualidade que são definidos pela colheita, solo, altitude, clima e processamento. Muitas dessas bebidas têm em sua composição teína, substância análoga à cafeína, há também taninos e substâncias aromáticas próprias.

Existe uma qualificação das folhas, e uma grande diferença entre os chás comprados em lojas especializadas e em supermercados e feiras, assim como nos produtos em sachê ou a granel ( in natura). Os chás em sachê são as folhas não selecionadas e restantes dos chás in natura. Depois elas são trituradas e moídas, o que faz perder bastante as suas propriedades. Deste modo, vale a pena investir nos chás e infusões in natura, apreciar o ritual do seu preparo e consequentemente o aroma manifestado!


























              















Infusão de Menta - Bebida usada tradicionalmente em Marrocos!
 Preparado num bule específico – o bule Berber ou Sufi – de formas curvas e com desenhos mouros, é normalmente feito de latão ou banhado em prata. Ao contrário do que habitualmente sucede na hora de servir uma infusão, a infusão de menta não é servida nas típicas chávenas de chá/ xícaras, mas num pequeno copo de vidro colorido ou não, e ornamentado – o que torna toda a cerimónia do "chá" de menta ainda mais agradável...



      Nutra-se com esses aromas!!!!   



                                                                                                                          * Fer  Ortiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário